Novidades

 

É com muita satisfação que apresentamos a 24ª edição do Anuário Estatístico da Previdência Social – AEPS, publicação que reúne dados sobre diversos aspectos da Previdência Social referentes a 2016. Ao longo desses anos, esse anuário se consolidou como principal fonte de informações para pesquisadores, estudantes, gestores públicos e privados e demais interessados na Previdência Social.

Os dados agora divulgados têm a finalidade de dar transparência à Previdência Social, em suas diversas dimensões, possibilitando à sociedade conhecer, avaliar, discutir e propor mudanças que permitam a sua adaptação às necessidades sociais que evoluem continuamente. Nunca é demais lembrar que a Previdência Social exerce, e também sofre, impactos importantes em várias dimensões da vida social tais como mercado de trabalho, demografia, finanças públicas, entre outras.

Nesse sentido no AEPS são apresentados dados que permitem o acompanhamento detalhado das principais variáveis utilizadas para avaliar a evolução da Previdência Social, tais como suas receitas e despesas, o número de contribuintes, o fluxo e o estoque dos benefícios e a cobertura previdenciária, entre outros. Os dados de 2016, quando agregados com os publicados nas últimas duas décadas, permitem analisar o comportamento histórico da Previdência tornando possível identificar tendências e avaliar os efeitos das políticas implementadas ao longo desse período, bem como orientar as políticas previdenciárias a serem adotadas no futuro.

Nessa edição destacamos a mudança na distribuição geográfica dos benefícios ativos da clientela rural mantidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Em 2013, a região Sudeste respondia por 54,2% do total de benefícios urbanos. Esse percentual caiu para 53,9% em 2014 e 53,7% em 2015. Por outro lado, aumentaram sua participação na composição nacional todas as demais regiões, em especial a região Sul, que passou de 17,9% do total em 2013 para 18,1% em 2015.

 

O Anuário Estatístico da Previdência Social 2016 está disponível na internet, na página de estatísticas abertas do portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br). Com o AEPS InfoLogo e o AEPS na Internet, o usuário pode recuperar o conjunto de informações publicadas em todas as edições, sendo possível, ainda, a elaboração de tabelas e gráficos personalizados.

Desse modo, ao entregar aos gestores, estudiosos e à população em geral mais uma edição do AEPS, a Previdência Social presta contas à sociedade e contribui para sua transparência, elemento fundamental para a credibilidade desse importante programa social.